Se você conhece o altíssimo padrão de luxo da Lexus, certamente já ouviu falar neste nome: takumis. Ou os “Takumis da Lexus”.

Em tradução livre do japonês, takumi significa artesão, uma expressão que acabou levada para dentro da produção da Lexus para se referir aos “mestres artesãos” da marca. 

Num universo de 7.700 funcionários da fábrica da Lexus em solo japonês, raros 19 funcionários são Takumis.

É desses menos de duas dezenas de artesãos a responsabilidade de perpetuar a filosofia artesanal da marca, aplicando sempre, nos modelos projetados, a sutileza do toque humano em cada aspecto do design.

E não é força de expressão, é literalmente do toque, pois cabe aos Takumis utilizar as suas ferramentas mais preciosas e valiosas: as próprias mãos. 

E isso é feito com tanta excelência na Lexus que, no mundo oriental, o toque dos takumis já se tornou lendário.

Esse toque se dá de forma protegida, com luvas brancas como a neve cobrindo as suas mãos, o que permite a eles uma apurada sensibilidade em busca de imperfeições e falhas na superfície – exterior e interior - do carro.

Acredite, eles são capazes de detectar defeito de um milímetro de gravidade, tamanha a sensibilidade e o treinamento a que são submetidos.

Falando em treinamento, este é praticamente um ritual litúrgico imposto pela Lexus aos Takumis, o que acontece em momento anterior ao do alcance do posto.

Rigorosamente avaliados, os candidatos são desafiados – veja só - a fazer um origami de gato, em 90 segundos, podendo utilizar apenas a mão não dominante.

Outro requisito para ser um Takumi da Lexus é possuir mais de 60.000 horas de dedicação meticulosa na área de especialidade. É desses raros personagens a responsabilidade de certificar que cada aspecto dos automóveis Lexus é perfeito.

Portanto, o que explica a excelência da Lexus são os Takumis – sempre atentos aos detalhes mais íntimos dos veículos. É esta colaboração humana e artesanal que assegura as já afamadas conquistas estéticas da Lexus, com acabamentos de interior de altíssimo luxo.

Evidentemente, em tempos modernos, é impossível dispensar a contribuição tecnológica, razão pela qual o toque artesanal não pode ser sobrevalorizado. Ou seja, há também valorização da concepção Lexus a partir da inovação tecnológica.

O que se destaca aqui, no entanto, é a importância de contar com a perícia dos Takumis durante o processo de fabricação, mesmo que a partir da programação robótica, como invariavelmente é feito na Lexus, por eles - os Takumis.

Ou seja, é o benefício da tecnologia desenvolvida a partir do conhecimento apurado dos melhores artesões, o que resulta numa automação verdadeiramente artesanal, genuinamente takumi.

Quer conhecer mais sobre o trabalho dos Takumis da Lexus? Visite a Saga Lexus e conheça de perto, pelo toque, a perfeição da marca e de suas curvas – incrivelmente detalhadas.