É uma tendência mundial irreversível o estabelecimento, no mercado, dos carros híbridos, que combinam um motor de combustão e outro que funciona com eletricidade.




Esta realidade caminha a passos largos sobretudo no segmento de veículos de luxo, especialmente aqueles produzidos no Estados Unidos.




Isso porque há uma preocupação, no público consumidor dos carro de luxo, em conciliar requinte de design, acabamento e interior com um motor amigo do meio ambiente.


Daí a profusão, hoje, de veículos com essa aposta verde, capazes de contribuir com a preservação da natureza ao mesmo tempo que, em larga medida, oferecem, ao proprietário, um interior luxuoso, com acabamentos refinados e desempenho e design que impressionam.


As vantagens de se ter um carro híbrido de luxo, no entanto, não se restringem à colaboração sustentável que ele oferece. 


Abaixo, listamos outros pontos positivos da categoria.

Menos ruído

Um sério problema das cidades são os ruídos irritantes nos grandes centros, provocados por máquinas em operação e veículos em funcionamento.


Se toda essa frota de carros funcionasse por propulsão elétrica, haveria drástica redução da poluição sonora em áreas urbanas.


Afinal, esse tipo de motor, em funcionamento, não emite som.


No entanto, ao utilizar um veículo elétrico, você não só contribui com a redução da poluição sonora como também se beneficia diretamente do silêncio oferecido pelo seu carro.



Ampla autonomia

A tabelinha, nos carros híbridos, entre o motor de combustão e o elétrico proporciona uma vantagem relevante: a de poder viajar centenas de quilômetros ininterruptamente, sem ter de parar em posto de gasolina para abastecer ou carregar a bateria do veículo elétrico.



Incentivos fiscais

Para estimular o mercado de carros híbridos e elétricos, o Poder Público tem concedido, em todas as esferas do governo, incentivos fiscais que podem reduzir o imposto de circulação de veículos dessa natureza em até 75%.


Em outubro deste ano, por exemplo, o Distrito Federal anunciou que carros elétricos terão isenção de IPVA durante cinco anos. 


Em junho de 2019, uma lei federal também isentou taxistas e pessoas com deficiência de IPI e IOF na compra de carros híbridos ou elétricos.

Condução mais econômica eficiente


Não resta dúvida de que a eletricidade é um dos combustíveis mais econômicos.


Isso também impacta na eficiência, pois os propulsores movidos a eletricidade podem ter uma resposta mais rápida nas pistas do que aqueles que usam combustíveis fósseis.

Carregamento automático do motor elétrico

Muitos carros híbridos têm a vantagem de o motor elétrico ser auto carregável. 




Isso graças ao chamado KERS – tecnologia extraída da Fórmula 1 que permite a recuperação da energia cinética do carro a partir das freadas.


Apoio da indústria


Em um passado bem recente, olhava-se para a indústria automotiva de carros de luxo ou passeio e notava-se o já clássico Toyota Prius como única opção de híbrido.


Esta realidade mudou, já sendo possível encontrar carros dessa categoria em praticamente todas as montadoras.


Mas apesar dessa ampliação do mercado, só uma marca tem disponível uma gama de veículos 100% híbrida. 


É a Lexus, divisão de luxo da japonesa Toyota, da precursora dos híbridos com o Prius.




A boa notícia é que inclusive esses híbridos de luxo já chegaram à capital goiana. 


Na Saga Lexus Goiânia, você encontra os sedãs ES e LS; os SUVs UX, NX e RX; e o hatchback CT.


Agende aqui uma visita à Saga Lexus Goiânia e conheça de perto as vantagens de um híbrido de luxo.