?>
Whatsapp
(62) 99627-2666
(62) 3254-1402
Whatsapp (62) 99627-2666
Data da postagem: 12/11/2019
Foi nos galpões da Toyota, em Nagoya, que nasceu a ideia de um carro de luxo que pudesse ser uma espécie de marca premium da montadora japonesa.
Isso se deu em 1983, com a paternidade da ideia sendo do número um da Toyota – o presidente Eiji Toyoda, que tinha uma fixação dentro disso:
"Lançar um carro de alto luxo que pudesse revolucionar o mercado, especialmente do outro lado do mundo, no exigente mercado consumidor americano."
Para conquistar esse duro nicho de mercado, um grupo de pesquisadores foi a Laguna Beach, em 1985, a fim de levantar os gostos e o estilo de vida da classe alta americana.
Com as informações apuradas, decidiram efetivamente criar uma divisão autônoma de automóveis de luxo dentro da Toyota.
Nascia a Lexus.
Não demoraria para o primeiro produto da nova marca surgir.
Ainda em 1985, foi fabricado o primeiro protótipo da Lexus – o LS 400. No ano seguinte, ele foi submetido a testes em pistas da Alemanha e Estados Unidos.
Em 1987, o projeto final do LS 400 foi aprovado, após um saldo de 1.400 engenheiros envolvidos; 60 designers e 2.300 técnicos dedicados ao caso; e 450 protótipos construídos.
Como resultado, em janeiro de 1988, a Lexus apresentou oficialmente o modelo LS 400 no Salão do Automóvel de Los Angeles.
Lexus: a fase comercial
Bastaram alguns meses para que 81 concessionárias da Lexus fossem abertas nos Estados Unidos.
Ao mesmo tempo, a marca investia pesadamente em marketing, com o propósito de difundir seus elevados padrões de luxo e qualidade.
Os resultados não demoraram a aparecer. Já em 1989, o Lexus LS 400 foi eleito o melhor carro importado dos Estados Unidos e ampliou fronteiras para o mercado europeu – com primeiro lançamento do modelo na Inglaterra.
A partir de então, liderança de vendas se tornou algo comum à Lexus.
Se em 1991 se consolidou como uma das principais marcas importadas de carros de luxo no mercado americano, no ano seguinte, alcançou o primeiro lugar em vendas na categoria “veículos de luxo importados”, superando montadoras tradicionalíssimas.
Vieram novos modelos, como a segunda geração do LS 400, em 1994, e o primeiro carro utilitário esportivo da marca, que apenas dois meses após o lançamento, já se tornou líder de mercado, ultrapassando o concorrente Land Rover em unidades vendidas.
Para confirmar o pleno sucesso da Lexus, em 1999, a montadora japonesa celebrou o alcance de expressiva e espantosa marca de um milhão de veículos vendidos nos Estados Unidos, tendo assim conquistado o posto de marca mais bem sucedida da categoria naquele país.
Quatro anos mais tarde, em 2003, um feito! A Lexus inaugurou a primeira fábrica da marca fora do Japão. Em Ontario, no Canadá, mais precisamente em Cambridge, passou a funcionar então a primeira Lexus “ocidental”.
A essa altura, a marca premium da Toyota já tinha em seu cardápio de veículos vários tipos de modelos: luxuosos cupês de médio porte; sedã executivo; sedã esportivo; esportivo utilitário; sedã compacto; cupê conversível.
Até que em 2005 pintou o primeiro SUV de luxo do mundo que tinha um diferencial incrível: era híbrido.
Antenada aos avanços tecnológicos e às pautas mundiais, a Lexus decidiu dar a sua parcela de contribuição com a busca por um mundo mais sustentável e ecológico.
Esta foi uma das razões que motivaram a marca a criar o LEXUS HYBRID DRIVE.
Além disso, a Lexus ambicionou implantar em seus carros a combinação perfeita de energia elétrica e motor a combustão, permitindo ao usuário Lexus que desfrute do melhor dos dois mundos com o Lexus Hybrid Drive.
Completamente focada nas novas tecnologias amigas do meio ambiente, a Lexus também inovou no Brasil ao se tornar, neste ano, a primeira montadora do país a ter uma gama de veículos 100% híbrida.
Marca de automóvel de luxo importado mais vendido dos Estados Unidos, a Lexus comercializa seus carros em mais de 100 países ao redor do mundo.
Em 2018, a marca comemorou o feito de 10 milhões de Lexus vendidos em todo o planeta.
Um sucesso esplendoroso que continua a impressionar pelos números anuais.
No ano passado, a Lexus comercializou, ao redor do mundo, 698.330 veículos de luxo – a melhor performance comercial de todos os tempos da marca.\
Quer entender mais profundamente por que a marca premium da Toyota faz tanto sucesso?
Visite a Saga Lexus e conheça de perto a gama de veículos de luxo que a nossa concessionária oferece.
Agende aqui.