Este ano de 2022 promete ser de boas novidades dentro da Lexus – uma delas já anunciada e bastante comemorada pelos amantes do luxo da Lexus: vem aí a nova versão do Lexus NX. 

Os detalhes do Lexus NX

Potente, o SUV Lexus NX passou por expressivas mudanças na linha 2022, sobretudo no visual, na plataforma e, principalmente, na tecnologia, sem falar nos novos motores.

De acordo com o anúncio da marca, o novo Lexus NX chegará aos Estados Unidos no terceiro trimestre por preços a partir de US$ 38 mil (quase R$ 194,5 mil numa conversão direta), enquanto no Brasil, o modelo deve desembarcar apenas em 2023.

Montado sobre a plataforma TNGA-K (a mesma de Toyota RAV4 e Lexus ES), o novo Lexus NX apresenta-se bem mais rígido e oferece centro de gravidade mais baixo. 

Na carroceria, nota-se um visual mais limpo que a geração anterior – sem tantos vincos. Os para-choques mudaram, e as rodas têm 20″. São 95% de novas peças, no total, de acordo com a Lexus.

Do lado de fora, a característica mais notável é a grade dianteira, que foi atualizada e tem efeito tridimensional. Os faróis têm luzes diurnas iluminadas por LEDs e três projetores. 

Já na parte de trás, uma faixa de LED liga as lanternas (que têm formato em “L”). Na tampa do porta-malas, novo logotipo. Agora, a fabricante optou pelo nome “LEXUS”, em letras garrafais.

Com relação à motorização, há uma série de opções, a depender do mercado. No NX 250, figura o motor 2.5 quatro cilindros de 203 cv. O NX 350 tem sistema turbo e quatro cilindros. O motor de 2,4 litro gera 275 cv e capacita o SUV a chegar aos 96 km/h em 6,8 segundos.

O híbrido NX 350h tem o mesmo motor 2.5 da versão de entrada, mas atua em conjunto com dois propulsores elétricos (um em cada eixo). Tem tração nas quatro rodas e produz até 239 cv. São 7,2 segundos para chegar aos 100 km/h.

Como modelo topo de linha, no entanto, a Lexus traz a nova opção híbrida plug-in (recarrega na tomada). Trata-se do NX 450h. São 302 cv no total e cerca de 6 segundos até os 96 km/h. 

De acordo com a marca, são necessárias 4,5 horas para recarregar o modelo em tomadas com alimentação de 240 volts. Com carregador de bordo (opcional), de 6,6 kW, todavia, o tempo é reduzido para 2,5 horas.

Com relação ao câmbio, é sempre automático de oito velocidades nas unidades puramente a combustão. Os híbridos continuam a usar câmbio CVT (continuamente variável).

Internamente, nota-se logo um novo conceito, o qual foi batizado de Tazuka. Basta dizer que a marca criou uma área unificada em que estão agrupados o painel de instrumentos, o head up display e o sistema de entretenimento, com tela touch screen de 9,8 polegadas ou opcional de 14″, minimizando o uso de botões físicos.

Está equipado, ainda, de carregador sem fio para smartphones e espelhamento Apple CarPlay e Android Auto; de assistente de inteligência artificial que responde comandos de voz; bancos dianteiros e traseiros aquecidos. 

No acabamento é utilizado materiais como madeira, enquanto o teto solar panorâmico com aberturas para os passageiros dianteiros e traseiros também estão no pacote.

Para a segurança dos ocupantes, o Lexus NX traz suspensão adaptável e tecnologias de assistência ao motorista, além de detecção de veículos e pedestres e frenagem automática de emergência.

Está aí, portanto, a grande novidade da Lexus para 2022: o incrível SUV Lexus NX! Enquanto esta máquina incrível não desembarca no Brasil, que tal conhecer de pertinho todas as opções que a Saga Lexus tem em sua loja? Venha hoje mesmo.